O escritório de arquitetura NUDES, com sede em Mumbai, divulgou um novo projeto chamado "Mesquita de Luz", proposto para o concurso Dubai Creek Harbor. O projeto foi pensado de modo a criar um jogo de luz a partir de uma geometria composta por várias camadas que "filtram" a luminosidade incidente na sala de orações. A mesquita explora a combinação de luz e forma construída em torno de uma experiência espiritual.
Parte do Dubai Creek Harbour Development, a Mesquita de Luz compõe um empreendimento maior que contará com 48.500 unidades residenciais para mais de 175.000 habitantes. Concebido para cultos diários, o projeto é orientado para o muro de qibla, com espaços de oração para mulheres e homens no nível térreo.
O espaço interno foi desenhado de modo a reproduzir padrões formais e refletir a luz nas superfícies curvas. Por sua vez, elementos vazados - muxarabis - intensificam esse efeito. O sistema protege o interior da luz solar, proporcionando um espaço fresco e confortável para a oração. A mesquita inclui ainda um terraço ao ar livre e uma praça ao nível do térreo que conecta os quatro minaretes do edifício.